quarta-feira, março 31, 2004

De aniversário

"Em 25 de março de 1954, a Radio Corporation of America (RCA) começou a produzir em sua fábrica de Bloomington, Estado de Indiana, uma nova geração de aparelhos de TV com telas de 12 polegadas e um receptor, chamado CT-100, que revolucionaria o futuro do entretenimento dos Estados Unidos por permitir a recepção de programas em cores.

Vendidos por US$ 1 mil -- um preço astronômico na época --, os cinco mil aparelhos se esgotaram rapidamente nas lojas, apesar de sua pouca utilidade -- as transmissões em cores eram raríssimas na época, e concentradas basicamente na NBC (subsidiária da RCA).

Expansão

A novidade resultou de intensas pesquisas realizadas entre o final dos anos 40 e começo dos 50 nos laboratórios da RCA em Princeton, Nova Jersey, mas a luta dos cientistas para obter imagens nítidas e em suas cores originais estava apenas começando. O passo seguinte foi a substituição da tecnologia do tubo, que combinava fosfato, silicato e sulfeto de fósforo, por outra baseada unicamente em sulfetos. Mas o avanço não impediu que os espectadores passassem as gerações seguintes brigando com os botões de ajuste de cores.

Em 1964, quando a CBS já veiculava cerca de 40 horas semanais de programação colorida, 87% dos domicílios do país já possuiam pelo menos um aparelho de TV. Mas foi apenas em 1967 que a comercialização dos novos modelos ultrapassou a das versões preto e branco, com mais de 5,5 milhões de unidades vendidas. E na década seguinte, em 1973, mais da metade dos domicílios do país já possuía aparelhos coloridos.

Os dados mais recentes do Census Bureau indicam que, em 2001, havia em média 2,4 aparelhos por residência, num total de 248 milhões de aparelhos (penetração de 98% dos domicílios). E, para 2004, prevê que os espectadores deverão passar 1.669 horas (cerca de 70 dias) à frente de seus televisores.

Segundo a Consumer Electronics Association, mais de 18 milhões de aparelhos coloridos serão vendidos neste ano, contra apenas 150 mil em branco e preto. "

*Depois disso eu pergunto... Quem ainda compra tv preto e branco?*

Nenhum comentário: